Páginas

18 de outubro de 2010

Pintura de José Guimarães


Com base nesta pintura de José Guimarães, os alunos elaboraram um pequeno texto. Foi-lhes pedido que atribuíssem um título e que pensassem sobre aquilo que esta pintura em particular lhes transmite... Que situação poderia decorrer daí? Que sentimentos e emoções? Quais as cores qùe sobressaem?

Aqui ficam algumas produções dos alunos, escritas pelos mesmos no computador.


O CIRCO
Esta pintura faz-me lembrar um circo com muitas cores, formas e números.

Mas o que me chamou muito a atenção foi aquele arco que parece um sol, aquele pé gigante na parede e aquela mão com um chicote. Também aquele leão, e aquela pessoa, o domador. Eu também gostei das cores: azul, amarelo-torrado, verde, cor-de-rosa, branco, e a minha preferida, roxo.

Eles estavam a fazer o seu número todos juntos e a mão está a mostrar os seus truques e o pé a dançar, a correr e a saltar. E o meu favorito, o leão a saltar por dentro do arco de fogo.

O que eu achei especial foi ver como o circo conseguia trabalhar todo em conjunto e especialmente das cores e das formas.

Fabiana Nunes


O CARDINAL
A pintura de José Guimarães faz me lembrar o circo porque tem cores muito alegres e formas excitantes. Se eu fosse o autor do quadro propunha o nome “Cardinal”, porque o quadro parece quase o circo Cardinal e como é óbvio a imagem do quadro tem um leão, um domador e um chicote para o leão fazer o que o domador quiser, para ser um espectáculo fantástico!

Eu adoro a cor preta que está na camisola do domador …

Também gosto da forma do leão, do domador e do círculo com fogo! Eu acho engraçado o chicote porque parece uma cobra vermelha com uma língua preta gigante. O chão do circo é tão engraçado!


Rita Silva





1 comentário:

  1. concordo plenamente jose de guimaraes e um grande artista !!!

    ResponderEliminar